data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Na última sexta-feira, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) recebeu a confirmação por meio da Secretaria de Apoio Internacional (SAI), que a terceira rodada de cursos gratuitos ministrados por professores chineses em parceria com a Hebei Normal University (HNU), da China, serão oferecidos a partir do próximo semestre letivo para servidores e estudantes da instituição.
Nesta nova edição, serão oferecidas cinco turmas de cursos de chinês, desde o nível básico até os níveis mais elevados, totalizando mais de 120 vagas, totalmente gratuitas. O início das aulas está previsto para a última semana de março.
Depois de quase 30 anos, um santa-mariense é eleito para comandar o Legislativo gaúcho
Essa iniciativa faz parte das ações da SAI, que, desde 2018, tem conseguido abrir novos contatos na Ásia, onde países como China e Índia possuem um crescimento acadêmico, econômico e científico com grande destaque internacional.
O professor Érico Flores, atual coordenador da SAI, destaca a importância dos cursos para a instituição:
- É uma oportunidade ímpar para nossa comunidade poder ter mais opções de intercâmbio e de cooperação técnico-científica com países que estão no grupo dos que mais crescem economicamente no mundo. Foi um trabalho paciente e responsável e permitiu mostrar que a UFSM atingiu um grau de visibilidade e respeitabilidade que facilitarão as ações futuras com esses países, além daqueles que já possuem acordos formais com a UFSM.
Micro e pequenas empresas têm até segunda para aderirem ao Simples
Essa é a terceira vez consecutiva que a UFSM consegue o apoio da Hebei Normal University para oferecer os cursos de chinês, além dos cursos de cultura chinesa e de medicina tradicional chinesa, oferecidos em 2021. Ao todo, serão mais de 500 vagas oferecidas pela HNU para a comunidade da UFSM em pouco mais de um ano.
Informações específicas sobre o cronograma, distribuição de vagas, duração dos cursos, requisitos para candidatura, documentos necessários para inscrição e demais disposições serão disponibilizadas por meio de editais da SAI, a serem lançados nas próximas semanas.